sábado, 5 de setembro de 2009

Feel Good Band Theory


Música Comprimida


Começando o feriado de sol (acredita que ele aparece!). Me pergunto se existe anti-depressivo musical?

Assim, a perspectiva de três dias de ócio me deixa animado e tenso ao mesmo tempo. Sempre me sinto culpado por não ter descansado o suficiente ou não ter feito tarefas atrasadas.
Mas pelo menos é a chance de acordar na hora que eu quiser e ficar enrolando no quarto (quase sempre na frente do PC) e ouvindo música antes mesmo de pensar em passear o cachorro.

Deveria existir uma compilação pra esse estado de humor. Não existem aquelas "Love Songs" do Polishop/1406, com todas as músicas mais cafonas e clichês do universo? Essa poderia se chamar "Canções Para Gastar Tempo Livre" ou até "Canções Para Sábado De Manhã Sem Trabalho" (sim, eu trabalho aos sábados).

Bandas pra preencher uns dois CDs dessa imaginária coletânea já existem.
Se você subir um pouquinho no cabeçalho do blog e ler a citação, vai ver uma delas: The Wannadies.

Vindos da Suécia, famosos na Inglaterra nos anos 90, quase dominaram o mundo com "You And Me Song", da trilha sonora do "Romeu e Julieta" (aquele com o Leonardo DiCaprio).

Mas a minha Feel Good Song favorita deles é "Someone Somewhere". Dà uma olhada no vídeo aí em baixo:


Feel Good Band #1



Também suecos, o Suburban Kids With Biblical Names (genial, né?) tem no seu primeiro disco, chamado #3, uma coletânea inteira de Feel Good Songs, escolhi "Rent A Wreck" por ser a mais idiotamente animada:



Feel Good Band #2



Pensando bem, daria pra fazer uma coletânea só de bandas suecas mas vamos ampliar a abordagem.

Dos EUA, lembro de primeira do Papas Fritas. E ao ver o vídeo deles um momento de revelação acontece. Existe uma ligação entre todas as Feel Good Bands.

Acho que o conceito de Feel Good Band pode ser explicado assim:

- banda com pessoas de aparência estranha (pra ser bonzinho);
- músicas que lembram canções infantis do prézinho;
- total falta de pretensão e arrogância (faça cara de simpático e não de rockstar);
- depois de somar tudo, crie um nome bobo mas que grude na cabeça;

Pronto! Feel Good Band formada.

Olha os Papas Fritas e veja se não estou certo:



Feel Good Band #3



Americanos também, o Tilly And The Wall é de algum estado bizarro tipo Nebraska, onde só existe plantação de milho. Por isso o conceito "inovador" da banda: misturar sapateado com rock. Juro que adoraria dizer que me enganei, mas é isso mesmo: SAPATEADO COM ROCK.

Pelo menos em "Beat Control", as meninas da banda esqueceram um pouco essa idéia e fizeram uma ótima Feel Good Song, olha aí (a estética do vídeo é confusa, mas se fosse no Brasil, elas seriam de Tocantins ou algo assim, então dá um desconto):



Feel Good Band #4



Essa aqui eu conheci ontem na MTV, chama Hockey. De Portland, Oregon (esse seria mais parecido com Amazonas: o povo caça, tem bastante floresta, etc - os Dandy Warhols são de lá também), os jovens da banda parecem muito animados em terem conhecido Cut Copy semana passada.

O clipe de "Song Away" é cheio de clichês: o nerd que dança de forma bizarra e comete várias gafes, os hypes da galera que acabam imitando a dança dele, a menina nerd que vai fazer par com o rapaz, enfim, a história de qualquer filme adolescente. E falando sério, é BOM. Hahah.

Os teens que querem ser maduros e ouvir música com letras profundas e que levam à reflexão como as do Fresno e NX Zero, deveriam se permitir ser idiotas e gostar do Hockey. Eles seriam muito mais felizes.

Tá curioso? Assiste aí:


Feel Good Band #5


Quer saber? Vou fazer essa coletânea sim.

Na verdade, enquanto escrevia o post acabei fazendo, com capinha e tudo mais.
Dei o nome criativo de Feel Good Bands Vol.1. Só coloquei as cinco músicas que citei aí no post. Mandem sugestões pros próximos volumes.



Baixe Aqui




É isso então, aproveitem o feriado com música animada.

3 comentários:

  1. Minhas contribuições seriam - oh! - suecas. Acid House Kings e Club 8 (2 dos tantos projetos do Johan Angergård) são bem fofinhas. Air France com seus sons baleáricos tb seria uma boa. The Pains of Being Pure at Heart... acho q vc não gosta muito mas eles tb são bem feel-good (veja "Everything With You" no iútubíu). E não esqueçamos de FM Belfast!

    ResponderExcluir
  2. minha sugestao: ALASKA IN WINTER, com BERLIN!

    ResponderExcluir
  3. ah, outra: DO THE RIGHT THING, do EP novo do METRONOMY.

    ResponderExcluir